segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fotos do Gerês

Prometido é devido....
As fotos do Gerês já estão no albúm. :)
O Parque da Cerdeira fica na freguesia do Campos do Gerês em Terras de Bouro. De Lisboa ao Parque são aproximadamente 410 Km, a maior parte deles em autoestradas.Da primeira vez em que fomos ao Gerês, como era nossa primeira viagem juntos logo que cheguei do Brasil, não programamos grandes passeios, até porque eu não sabia o nosso destino. Parávamos nos locais que nos chamavam atenção.Desta vez resolvi pesquisar a respeito da região e escolher alguns lugares para visitar. Nosso primeiro passeio foi pelos arredores do parque. Alguns quilômetros à frente encontramos a barragem de Vilarinho das Furnas. A primeira ida não nos revelou nada de especial até porque estava mau tempo.No dia a seguir mais esperançados pelo céu azul, resolvemos voltar a barragem. A paisagem é magnífica!Como não podia deixar de ser (a minha curiosidade sempre fala mais alto) seguimos pela estrada da barragem e decidimos seguir a estadinha para ver aonde dava. Tenho de confessar que, para uma pessoa tensa como eu, a idéia não é das melhores. A estradinha é mesmo uma estradinha, super estreita, sinuosa e com varias placas a alertar sobre deslizamentos. Que bom! Mas a vista que se tem ao logo do trajeto compensa qualquer medo, é um lugar incrivel.Depois de uns quilômetros feitos, chegamos à uma aldeia (que infelizmente não descobri o nome porque para além de não haver ninguém, não vimos qualquer placa com esta indicação) e eu encantei-me pelas construções em pedra e pela igreja.Continuando pela estradinha chegamos à Brufe. Tivemos a indicação de um restaurante mas chegamos no período das férias. Mas o passeio rendeu algumas fotos.Claro que depois disso continuamos pela estradinha! E aonde fomos parar? Em Ponte da Barca! Um dos destinos que tinha planejado visitar.A escolha é simples: Além de ser perto de Terras de Bouro, fiquei curiosa por conhecer o Mosteiro de São Martinho de Crasto e o Castelo do Lindoso. Escolhemos má hora, haviam obras nos acessos ao Mosteiro e chegar até ele foi extremamente estressante, sem contar que não havia local para estacionar. Deixamos o carro na rua situada acima do Mosteiro e rezamos para o carro continuar intacto (mais uma das ruas estreitas por onde circulavam tratores).Claro que depois disso o Castelo foi riscado dos planos. Eram 16:30 e começou a anoitecer, passeio encerrado e decidimos regressar ao parque. Ficamos com a esperança de que o GPS indicasse um caminho alternativo para o parque, mas não aconteceu e lá fomos nós pela estradinha. Se a estrada preocupa durante o dia, durante a noite dá calafrios. Sempre a descer, estrada molhada, estreita, sem iluminação, curvas e curvas. Nunca senti tanto pânico nem tanta vontade de não estar num determinado lugar. Parece que foi uma verdadeira eternidade fazer aquele caminho.
Mas vale cada friozinho na barriga!