quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As companhias Low Cost

Foto: Viagem Low Cost

As companhias low cost ou de baixo custo, são companhias aéras que oferecem passagens à custo reduzido em comparação com as companhias tradicionais. 
Para conseguirem praticar preços baixos, estas companhias optam por cortar em serviços tradicionalmente oferecidos aos passageiros, como as refeições, que são cobradas à parte. 
Além das refeições, também cobram pela bagagem de porão e, se você quiser embarcar primeiro (já que não existe a possibilidade de reservar lugares) também terá de pagar pelo privilégio.
Nós fomos para Munique por uma companhia low cost, foi a minha primeira experiência neste tipo de companhia e não foi nada má. Claro que o fato de não ter lugar marcado me estressou no início e eu quis madrugar no aeroporto.
O que me chamou atenção foi que durante todo o vôo os comissários de bordo estavam a oferecer produtos, refeições, bedidas, perfumes ou souvenirs. 
Se fosse enumerar contras de se voar em companhias de baixo custo diria o pagamento pela bagagem de porão (sou mulher uma mala de mão nunca chega, por mais curta a viagem) e não poder reservar lugares. 
O grande pró é o preço. Enquanto que se optássemos por ir pela TAP pagariamos pela ida e volta, 290 euros por pessoa, o que em reais hoje equivale a 672.50 reais (caro, muito caro!) pela Ryanair pagamos com taxas, 26 euros o que dá 60.30 reais aproximadamente. E tenho que salientar que o preço da TAP não era dos mais caros, a Lufthansa era mais que o dobro!
Há ainda muito preconceito em relação a low cost e não entendo a razão. Quem é que prefere, nos dias atuais, pagar 290 euros quando se pode pagar 26?  No  fim o objetivo foi alcançado, chegar ao teu destino, que é o que importa. 
Certa vez num almoço com amigos, me disseram que eu era a única pessoa que tinha coragem de voar em low cost e teceram mil críticas. Como é possível se nunca voaram? As pessoas colocam muitos defeitos sem conhecer.
Vale sim, viajar por low cost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...