Continuando nosso passeio por Coimbra, o ponto de parada desta vez foi o jardim Portugal dos Pequenitos.
Idealizado pelo médico Bissaya Barreto, o jardim foi inaugurado há 70 anos e divide-se em cinco áreas temáticas: Portugal Monumental, Países Expressão Portuguesa, Portugal Insular, Coimbra e Casas Regionais.
O primeiro tema, Portugal Monumental, apresenta os principais monumentos do país.
Países de Expressão Portuguesa é composto por casas representativas dos países de língua portuguesa. Nesta área temática a casa que mais se destaca é a do Brasil, em minha modesta opinião. As demais casas abrigam pequenas exposições de objetos típicos, já a casa do Brasil tem um grande telão onde mostram a chegada dos portugueses ao Brasil , claro que à moda deles, mas tudo isso visto da proa de um navio. Este filme devia ser revisto, afinal os portugueses não estavam à caminho da Índia. Nem chegaram ao Brasil porque dormiram e o navio magicamente tomou a rota do Brasil, como o filme prega. História para boi dormir. Fora isso, o conceito é muito interessante.
Portugal Insular faz homenagem às Ilhas da Madeira e dos Açores.
O núcleo de Coimbra representa monumentos da cidade, com destaque para a Universidade de Coimbra.
O quinto tema, Casas regionais e como o próprio nome sugere, são miniaturas de casas portuguesas, com riqueza de detalhes.
A bem da verdade, o que impressiona no Portugal dos Pequenitos é a riqueza de detalhes das miniaturas.
Ainda dentro do jardim é possível visitar o Museu dos Trajes, o Museu da Marinha e o Museu dos móveis.
Para quem se interessar, o valor dos ingressos podem ser consultados aqui.
Nossa avaliação: É um local que vale a pena ser visitado apesar do valor do ingresso. E pelo valor que se paga e pelo fluxo de turistas, a conservação de alguns monumentos deixam a desejar. Todos os laguinhos estavam repletos de lodo, o que demonstra, na nossa opinião um certo descaso.
As fotos, virão mais tarde!
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário