quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conímbriga

Nossa primeira parada, foi Conímbriga. Tínhamos de aproveitar o inesperado bom tempo.  
Para quem nunca ouviu falar, Conímbriga foi uma cidade fundada por romanos e habitada entre os séculos IX a.C. e os séculos VII-VIII da nossa era. Era passagem obrigatória para aqueles que viajavam de Lisboa à cidade de Braga, que naquela época chamavam-se Olisipo e Bracara Augusta.
Seu período próspero foi durante o Impeŕio de César Augusto, período no qual a cidade sofre obras de melhorias e urbanização. Conímbriga foi a sede  episcopal até o declínio da cidade com as invasões bárbaras. A partir daí Coimbra tornou-se a sede.

Duas coisas chamaram em especial a minha atenção. A primeira, situada logo à entrada, duas grandes placas ornadas por belíssimos mosaicos chamam de forma especial nossa atenção. São troços das ruas de Conímbriga.
Continuando a caminhada, à direita temos a Casa dos Repuxos, uma residência construída no séc. I. Segundo as informações do museu, a casa era composta por dois pisos. Nos inícios do séc. II o edifício foi remodelado e o piso inferior foi em grande parte entulhado e no piso superior instalou-se a residência.
 
Claro que há muito mais por ver em Conímbriga, deixo o gostinho. 
O mapa abaixo mostra o que foi explorado e o que está por explorar ainda. 

Muito curiosa pelo Anfiteatro! Como diz o Pedro, não seria eu se eu não quisesse ver o que não pode ser visto! O que me fez pena foi saber que algumas peças que existiam expostas na área arqueológica já não existem devido à falta de conversação. Lamentável! Disseram-nos que por esta razão, agora tudo o que é encontrado é catalogado e guardado. Faz sentido? Eu não acho.

As ruínas estão sob tutela do Museu de Conímbriga e podem ser visitadas nos seguintes horários:

Inverno (Outubro a Maio)
Museu - Terça a Domingo,
das 10h00 às 18h00 *
Ruínas - Todos os dias,
das 10h00 às 18h00

Verão (Junho a Setembro)
Museu - Terça a Domingo, das 9h00 às 20h00 *
Ruínas - Todos os dias das 9h00 às 20h00
* Encerra às 2ªs feiras
O ingresso custa 4 euros e dá acesso ao Museu e às Ruinas. 

As fotos já estão disponíveis! Oba! Se não conseguir ver no álbum que está à direita, logo abaixo do link para o Facebook, pode visitá-lo aqui.

E por hoje é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...