sábado, 23 de outubro de 2010

Manhã de domingo em Lisboa


Vivo em Portugal há pouco mais de dois anos e conheço muito pouco de Lisboa. Aproveitamos o bom tempo do último domingo para um passeio por alguns pontos turísticos da cidade.
Nossa idéia era passar pelo Museu dos Coches e pelo Palácio da Ajuda, tínhamos muito para fazer em casa e nosso passeio duraria só a parte da manhã.
O Museu dos Coches fica localizado em Belém no antigo edifício do Picadeiro Real de Belém. O Museu ganhará em breve uma nova instalação. Este museu abriga viaturas do séc. XVII, XVIII e XIX que pertenciam à Família Real, ao Patriarcado de Lisboa e algumas famílias nobres. Também estão em exposição fardamentos, acessórios de montaria, retratos da família real etc.


A minha favorita:


Saindo do museu, nossa idéia era irmos direto ao Palácio da Ajuda. Quando íamos em direção ao carro, vimos um pequeno aglomerado de pessoas em frente ao Palácio Presidencial. Paramos para ver e fomos informados de que era dia do Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém. Como ainda era cedo, decidimos assistir. 


A pessoa que vos fala não tirou uma fotografia sequer do momento, fiquei com medo de ficar sem bateria e não poder tirar fotos do Palácio (a foto acima é do site da GNR). Mas para quem gosta, aconselho vivamente assistir. A cerimônia acontece no terceiro domingo de cada mês, faça chuva ou faça sol (foi o que nos disseram), com duração de aproximadamente 40 minutos. 
Como estas coisas não se explicam, vale a pena ver um trecho da cerimônia. O vídeo é da Guarda Republicana.
Após o encerramento os cavalos da Charanga fazem exercícios no Jardim Vieira Portuense. Desse momento tenho foto!


Visto o Render da Guarda, era mais do que hora de irmos visitar o Palácio da Ajuda. 

Palavras para quê!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...