sexta-feira, 11 de maio de 2012

As excursões

Viva!

                                          Autocarros a nossa espera

Estávamos mais empolgados com as excursões do que com qualquer outra coisa e ficamos extasiados quando finalmente pudemos reservar aquelas que queríamos pelo site da Costa. Coisas de marinheiros de primeira viagem. 

Como eu tinha contado, o Egito era parte da rota do navio mas deixou de ser devido aos acontecimentos políticos-sociais em seu território. Recebemos um email da companhia a avisar e pedindo para que reformulássemos as nossas excursões. Passado uma semana, novo email. Desta vez para cancelar Israel. Meu marido ficou tão desiludido que queria mesmo cancelar o cruzeiro. Outro email a pedir para revermos as excursões. 

Meses depois recebemos um email a avisar que afinal Israel voltara aos planos e que em substituição ao Egito, teríamos duas noites em Israel. Fantástico, adoramos e  ficamos muito contentes por ter de rever mais uma vez as excursões.

O senso comum diz que quando mais cedo se reserva melhor é. Dizem que as excursões são mais baratas quando compradas antecipadamente e além disso você garante o seu lugar. Não é bem assim. O preço das excursões dentro do navio eram iguais aos preços do site e havia lugar para todo mundo. Não soube de ninguém que quisesse ir à uma excursão e não tenha conseguido. (Em nosso cruzeiro)

Portanto, os prós de se reservar com antecedência é bem relativo. E há um contra, a Costa não aceita o cancelamento das excursões já reservadas. O único motivo para o cancelamento é doença e doença comprovada pelo médico de serviço no navio. Claro que a consulta não é de graça, você terá de pagar pelo atendimento e não é barato, se for a noite por exemplo, a consulta sairá por quase 100€, o que pode ser mais caro que a excursão.

Sim, isso aconteceu conosco. Como tínhamos passado uma semana em Atenas tentamos cancelar a excursão, a companhia não aceitou e sugeriu-nos mudar para uma outra excursão. Por sorte a excursão que escolhemos não teve procura e foi cancelada.  Também a nossa excursão à Roma foi cancelada, o que foi muito bom porque fomos sozinhos e aproveitamos muito mais a cidade. 

Enquanto as excursões chegavam ao Vaticano nós já estávamos la dentro. Sim, haverá sempre aqueles estraga prazeres que demora 4 horas para aparecer no local destinado ao encontro para a saída dos autocarros. Neste aspecto tivemos sempre muito azar, o nosso autocarro era sempre o último a sair porque nossos coleguinhas não eram pontuais.

Cheguei facilmente à conclusão de que as excursões só compensam quando estivermos em locais que não conhecemos ou não nos sentimos seguros o suficiente para andarmos sozinhos, como foi o caso de Israel.  Fora isso, compensa ser você o seu próprio guia. No porto de Katakolon (Grécia) estavam dezenas de pessoas a oferecerem-se como guias (com o transporte deles incluído) por valor inferior a 30 euros (mais barato do que a excursão da companhia) e vários hóspedes do navio optaram por este serviço. Como nós não conhecíamos e já tínhamos reservado a nossa excursão fomos pela Costa.

De fato, não deve ser fácil em pouco mais de uma hora, ordenar milhares de pessoas e encaminhá-las ao respectivo transporte. A Costa é muito organizada neste sentido. E nos autocarros há sempre pelo menos um funcionário da companhia. 

Em relação aos guias, estes são contratados e não possuem qualquer vícunlo com a Costa. No geral gostamos muito de todos os guias, sobre tudo o guia de Haifa e a guia da Palestina, sempre muito solícitos. 
Depois da excursão paramos sempre em lojas de souvernirs. E é aí que devemos ter cuidado! As lojas são caríssimas! Mais vale durante a parada em algum ponto turístico comprar as suas lembrancinhas porque se deixar para o fazer nas lojas recomendadas pelos guias você correrá o risco de pagar (a título exemplificativo) 20 euros por um terço que, em Fátima, custa 2 euros. Vimos imagens da virgem, ou melhor, bustos da virgem Maria com 4 ou 5 centímetros que custavam 60 euros. Haja dinheiro.

Algumas dicas:
Use roupa leve, tomando atenção se incluir na excursão templos religiosos. Neste caso opte por roupas mais compridas e use um lenço para cobrir os ombros. Vimos algumas pessoas serem impedidas de entrar em algumas igrejas por usarem roupas inadequadas. Use tênis confortável, muito protetor solar, um bom chapéu, leve a sua garrafa de água e aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...