sábado, 12 de maio de 2012

Atenas

καλημέρα! Bom dia!

Para quem não queria ir a Grécia (digo por causa do meu marido) nos esbaldamos!
Estivemos em Atenas duas vezes em menos de um mês.
A primeira, logo depois do casamento porque compramos nossa passagem para o Brasil utilizando para simular preços o multi-cidades no site da TAP. O preço da viagem fica relativamente mais barato assim e a diferença de valores entre as passagens pagamos a nossa estadia em Atenas, incluíndo refeições, transporte e ficamos ainda com dinheiro.
Foi uma viagem muito cansativa, saímos do Brasil domingo e chegamos em Atenas terça no início da manhã, na verdade bem de manhã, eram 4 da manhã. Mas só foi assim porque chegamos na segunda de manhã  em Lisboa, passamos em casa para mudar as roupas das malas e fomos para Atenas no vôo das 23Hs. 
Antes de irmos pesquisamos a respeito da cidade e descobrimos coisas muito interessantes. Descobrimos por exemplo que não se deve entrar num táxi sem perguntar ao taxista quanto custará a viagem, isso porque o taxímetro é decorativo. E como você é turista, torna-se presa fácil para taxistas desonestos. Atenção, não estou a dizer que os taxistas são desonestos, mas os próprios taxistas e condutores de transportes públicos em Atenas fazem esta recomendação. 
Como o aeroporto não é propriamente ao lado do hotel e estávamos preocupados com esta questão dos preços, optamos por apanhar um autocarro (ônibus) para a Praça Sintagma, que fica muito próxima do hotel que escolhemos. 


Ao descermos do transporte, perguntamos a condutora qual seria a melhor opção para chegarmos ao hotel, ao que ela respondeu "há mesmo aqui um ponto de taxi, mas por este trajeto ele não poderá cobrar mais do que 10 euros. Se ele pedir mais, não aceitem". Já entenderam, o que eu disse, não foi? É mesmo assim.
Chegamos ao hotel as 05:30 da manhã, um péssimo horário. Os quartos estavam ainda todos ocupados à exceção de um twin, que acabamos por aceitar, ou ficaríamos até a hora de check-in sentados na recepção.
O nosso hotel de eleição foi o Ilissos Hotel, fica na região de Plaka, muito próximo dos principais pontos turísticos de Atenas. Olha a vista do terraço do hotel


É um hotel quatro estrelas mas tem preços bem atrativos, com diárias a 52 euros por quarto, com pequeno almoço incluído. Nada mal!
A verdade é que à exceção das lojas de souvenir, Atenas não é uma cidade cara. Fizemos refeições por menos de 4 euros, incluindo bebiba. Na rua que fica atrás do hotel encontramos um mercadinho e aproveitamos para comprar águas e algumas comidinhas para casos de emergência. 


Para passearmos por Atenas optamos pelo City Sightseeing, porque gostamos da idéia de ter uma panorâmica da cidade e optar depois aonde ir. Perto do hotel há uma paragem destes autocarros turísticos. Além de ser mais confortável já que não estamos amontoados numa carruagem do metro, no subsolo sem ver absolutamente nada, apreciamos a cidade enquanto ouvimos a narração da guia virtual. 
Acho que são absolutamente imperdíveis em Atenas:

A Acrópole e o seu museu (obviamente)
O Pathernon
O Teatro de Dionísio
O Teatro de Herodes (Ainda hoje usado para espetáculos)
O Propileu
A Ágora
O Arco de Adriano
O Olympieion, templo dedicado a Zeus
A Praça Sintagma, aonde está o parlamento grego
O render da guarda
O Estádio Panathinaiko conhecido também como Kallimarmaron
O Porto de Piréus (segundo maior porto da Europa)


Estávamos no nosso segundo dia de passeio por Atenas quando decidimos descer no porto de Piréus. Era de manhã e num rompante Pedro sugeriu que visitássemos uma ilha grega. Simples assim. Então entramos e fomos até a bilheteira e perguntamos qual era a ilha mais próxima de Atenas. Resposta: Aegina. E é para lá que fomos. Mas Aegina merece um post a parte. 

Um fato curioso sobre os atenienses é que são extremamente calorosos entre si mas frios com os turistas. Consomem muito café, no calor mais na forma de frapê. Mas é quase impossível andar pelas ruas de Atenas e não ver dezenas e dezenas de pessoas com o seu frapê de café. Eu também tive direito ao meu!


Para que o post não fique muito extenso, as fotos ficarão no álbum.

Beijos e bom fim de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...