terça-feira, 8 de maio de 2012

O Porto

Bom dia!

Moro em Portugal há quase quatro anos e por incrível que pareça, nunca dediquei uma parada na cidade do Porto. A cidade do Porto sempre foi passagem para irmos ao Gerês mas nunca havíamos sentido grande entusiasmo em relação à cidade.
Minha família veio à Portugal para o meu casamento civil e minha mãe já trazia consigo um destino obrigatório para visitar: O Porto. E lá fomos nós.... De carro com destino ao Porto. Uma opção seria o comboio da CP (preço entre os 30-43euros por trecho).

Escolhemos para nos hospedar o Hotel Tuela Porto, um hotel 3 estrelas muito bem localizado (próximo à Casa da Música, centros comerciais e outros pontos turísticos de interesse). Os quartos eram confortáveis, a diária razoável: Média de 60.00€ (razoável porque se eu quisesse reservar hoje por exemplo, conseguia por 49.00€ através do booking). Os funcionários do hotel não foram agradáveis. Tivemos um pequeno problema com o estacionamento e fica a dica: Cuidado ao reservarem hotéis que possuam estacionamento. No site não faziam referência à qualquer taxa de utilização e a notícia só é dada quando você termina o check-in. Ainda pensamos em desistir do estacionamento, não pelo valor mas pela forma como soubemos da taxa. O problema era que perto do hotel (pelo menos naquela altura ) é complicado de se conseguir um lugar para estacionar. Ultrapassadas as questões preliminares da estadia, decidimos conhecer a cidade.

Bem verdade que não tivemos muita sorte no primeiro dia. Chovia torrencialmente e estava frio, aquele tempinho que faz com que a única vontade a aflorar é a de ir para o sofá com um baldinho de pipocas, uma coberta e um bom filme.
Ainda sim conseguimos fazer algum passeio e fomos aos Jardins do Palácio de Cristal.

O tempo não proporcionava mais (também já era relativamente tarde) e decidimos voltar para o hotel e torcer para que sábado fosse um dia mais agradável.
E não foi que São Pedro ouviu as nossas preces?  Sábado foi um dia fantástico!

Como estávamos em família e tínhamos pouco tempo no Porto, optamos por deixar o carro no hotel e sermos turistas a sério. Compramos o passe do Sight Seeing Yellow . Este ônibus tem uma parada na casa da música o que simplificou a nossa vidinha. O que costumamos fazer quando não conhecemos o lugar aonde estamos (e acho que a maioria das pessoas) é fazer o primeiro percurso completo (o que leva pouco mais de uma hora) e só depois descemos, porque assim planejamos o que queremos ver e poupamos tempo.

Já não me recordo (porque esta viagem tem um ano) mas da lembrança  que eu tenho é que ao comprar um dia (pagamos 18.00€) tínhamos direito a dois dias de utilização do ônibus. Visto assim, e fazendo contas, pode parecer caro. Mas, se levarmos em conta a praticidade, o não estarmos preocupados com local para estacionar, GPS e outras coisitas, de fato compensa.
Um dos locais de parada obrigatória para quem vai ao Porto é sem dúvida o cais de Gaia.

Na verdade foi o local aonde passamos mais tempo. Fizemos o Cruzeiro das seis Pontes. Tem duração de 50 minutos e custa 10.00€ por pessoa e passa pelas pontes:
  • Ponte Luís I – construída em 1886, a ponte mais antiga da cidade que permanece em actividade.
  • Ponte Maria Pia – construída entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel
  • Ponte de São João – construída em 1991, para substituir a Ponte Maria Pia
  • Ponte da Arrábida – tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado.
  • Ponte do Freixo – a ponte mais a montante do rio, na cidade do Porto.
  • Ponte do Infante –  baptizada em honra do Portuense Infante D. Henrique, é a ponte mais recente.
Claro que existem outros passeios pelo rio. Se estiver interessado, veja aqui

Depois do passeio uma parada para almoçar na Taberninha do Manel. Um espaço muito agradável, decorado com antiguidades e centenas de canecas penduradas pelo teto. O proprietário é extremamente agradável assim como os funcionários.

E para o almoço, como não podia deixar de ser, uma francesinha! (Que a minha irmã quase não gostou)

Como disse o meu marido, o Porto foi uma agradável surpresa. A cidade é linda, de modo geral as pessoas são muito simpáticas e a comida é fantástica. Voltarei a falar do Porto qualquer dia desses!