quinta-feira, 10 de maio de 2012

A bordo de um Cruzeiro


Bom dia, vida! 

Como lua de mel decidimos fazer um cruzeiro, por algumas razões. Primeiro, queríamos passar por vários lugares e seria extremamente cansativo andar de um aeroporto a outro e de hotel em hotel em um espaço curto de tempo. Segundo porque achamos que fazer um cruzeiro é um bom programa de lua de mel.

Nós optamos, após muito pesquisar, ler e comparar preços, pela companhia Costa Cruzeiros. Conhecemos pessoas que já haviam viajado pela Costa e eram sempre muitos elogios. 

O primeiro dilema foi o roteiro. Eu queria uma viagem mais cultural e o meu maridinho estava mais inclinado para uns dias de descanso à beira mar. Eu tinha verdadeira loucura por conhecer a Grécia e meu marido tinha verdadeiro pavor. 

Até que folheando o catálogo da Costa encontramos o cruzeiro "Retorno à Terra Santa" que tinha como roteiro : Itália, Grécia, Turquia, Egito e Israel. Ficamos tão empolgados! Claro que cada país merecerá um post próprio( à exceção do Egito, já que, devido aos conflitos internos, a Costa suspendeu operações neste país), este é dedicado à Costa Cruzeiros.

Infelizmente a Costa não comercializa diretamente as viagens e por isso ficamos sempre dependentes das agências de viagem. As agências oferecem sempre o pacote incluindo os vôos de ida e volta. A vantagem é que a companhia tem conhecimento do vôo e se houver atraso a companhia espera (sim, isso aconteceu no meu navio).  A desvantagem é que são vôos caros. Por isso optamos por reservar por nossa conta e passarmos dois dias em Milão (e ficou mais barato).

O nosso cruzeiro partiu de Savona. Nosso vôo foi Lisboa-Milão e de Milão fomos de comboio até Savona. A viagem é agradável a paisagem é bonita e a estação de comboios de Savona não fica longe do Porto, há autocarros (ônibus) da estação para o porto. Tentamos primeiro apanhar um táxi mas não foi tarefa fácil. Ficamos mais de 20 minutos a espera e nenhum apareceu, mal descemos a rua, saiu um autocarro, ficamos uns minutos a espera e logo outro passou. O autocarro é a opção da maioria dos que chegam de comboio para chegarem ao terminal de embarque do cruzeiro.

Passados alguns minutos estávamos no porto, o autocarro não para à entrada do terminal mas são pouquíssimos metros de distância. Logo na entrada fomos recebidos pelos funcionários da companhia, que etiquetam e recolhem a bagagem. Recebemos um cartão colorido que corresponde à ordem de embarque. 


O embarque começa a partir das 13hs, obedecendo a ordem das cores. Quando embarcamos, fomos encaminhados diretamente para os restaurantes das piscinas, onde aproveitamos para almoçar.  A respeito disso, nos cruzeiros da Costa as refeições estão incluídas, exceto as bebidas que são a parte (claro que ao pequeno almoço isto não se aplica e nem à agua das máquinas presentes nos restaurantes). Há companhias que incluem no valor as bebidas. Na espera pelo embarque e durante a viajem oferecerão vários pacotes de bebidas com descontos (mas não deixam de ser caras).

Depois do almoço descemos à nossa cabine onde as nossas malinhas já se encontravam. A organização e a gestão das bagagens é algo realmente impressionante.

Ah, o nosso navio era o Costa Pacífica, ainda não havia mencionado. O Pacífica é dos maiores navios da Costa Cruzeiro, o seu tema de decoração é a música, foi construído em 2009 e tem capacidade para 3780 passageiros e 1100 tripulantes. 

O Pacífica tem vários tipos de entretenimento a bordo: Teatro, boate, cassino, cafetereria, bares, simulador de F1, um estúdio de música, cinco restaurantes, Spa, quadra e piscinas.  Durante a viagem a diversão é comandada pelos animadores da companhia, que promovem diversas atividades ao longo de todo o navio. 

Há ainda muito o que falar sobre a experiência de fazer um cruzeiro. Em outros post contarei a minhas impressões sobre a companhia,  sobre as excursões, os espetáculos do teatro, os jantares do comandante e sobre a bagagem. 


Um beijinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...